Foi nomeada uma nova moeda que destronará o Dólar Americano


    Até agora, o dólar americano como moeda de reserva global não está em perigo, mas não será por muito tempo, escreve O colunista da Bloomberg Marcus Ashworth. Muito em breve, grandes países asiáticos como Índia, China, Japão e Coréia do Sul criarão uma nova moeda, e então o "americano" será derrubado de seu "trono".

    Até o momento, o dólar continua sendo a moeda mundial, afirma o jornalista. Em muitos países, O dólar no uso diário é uma alternativa às moedas locais. Além disso, aproximadamente 40% das obrigações de dívida no mundo são denominadas em dólares, o que dá a Washington enormes privilégios e importantes Alavancas de controle.


    Isso também significa que os EUA são um credor global de último recurso. Cerca de 60% das Reservas cambiais mundiais são mantidas na moeda norte-americana, enquanto o euro, com seus 20%, ocupa um distante segundo lugar. Quase 90% de todas as negociações de câmbio também envolvem o dólar", observa o artigo.

    Apesar de tudo isso, o jornalista da Bloomberg enfatiza que a força do dólar vem diminuindo ultimamente. Seu novo concorrente também pode ser a moeda comum Sul-Americana ativamente discutida com o nome de trabalho "sur" (Sul), que eles querem usar no comércio entre o Brasil e a Argentina (embora mantenham suas moedas nacionais). Caso Suru consiga suavizar a aspereza das moedas locais ilíquidas e voláteis, outros países sul-americanos podem aderir ao seu uso, e isso abalará muito a posição do dólar.

    Uma ameaça igualmente séria à posição da moeda americana foi criada por rumores de que a China e a Arábia Saudita planejam comprar e vender recursos energéticos não em Dólares. A agência observa que os sauditas se tornaram o maior fornecedor de petróleo para a China. Eles enviaram a Pequim 15% dos 350 milhões de barris que comprou somente em dezembro.