Vale brasileira reduziu produção de minério de ferro


    A brasileira Vale S. A., uma das maiores mineradoras do mundo, divulgou nesta terça-feira queda de 1% na produção de minério de ferro no 4o trimestre em relação ao mesmo período de 2021. Ao mesmo tempo, as vendas de níquel aumentaram.

    A empresa informou que produziu 80,85 milhões de toneladas de minério de ferro no 4o trimestre, resultando em um volume de produção anual de 307,8 milhões de toneladas, um pouco abaixo da previsão de 310 milhões de toneladas. Vale citou o aumento sazonal das chuvas em suas minas no Brasil, bem como uma desaceleração nos processos de licenciamento no sistema de Minas do Norte.


    O volume de vendas de minério de ferro no 4o trimestre diminuiu 0,7% em relação ao ano anterior, mas ainda assim se mostrou 24,2% maior do que nos três meses anteriores, informou a empresa.

    A produção trimestral de níquel diminuiu 1,3%, para 47.400 toneladas, após paradas programadas para manutenção em fábricas no Canadá. No entanto, os volumes de vendas aumentaram 30,2%, para 58.200 toneladas, à medida que a empresa redistribuiu as reservas acumuladas para cumprir os contratos de fornecimento.

    Em dezembro, a Vale previu que em 2023 a produção de níquel ficaria abaixo do patamar do ano passado, e a produção de minério de ferro permaneceria no mesmo patamar.

    O níquel também é um material fundamental para a indústria de veículos elétricos em expansão, onde é usado como componente catódico das baterias. A Vale assinou contratos para fornecer níquel a grandes montadoras, incluindo Tesla e General Motors.

    Em um esforço para aproveitar a crescente demanda por níquel e cobre entre os fabricantes de veículos elétricos, a Vale está procurando um parceiro para comprar uma participação minoritária em sua divisão de metais não ferrosos. Em janeiro, a empresa disse ter recebido ofertas não vinculantes para comprar uma participação, mas não divulgou os nomes das empresas.